ANALISE DAS EQUIPES PEQUENAS PARA O CARIOCAO!


Resende (5º colocado em 2012) - Treinado pelo ex-goleiro Eduardo Allax, o Resende se armou não só para o Campeonato Carioca, mas também para a Copa do Brasil. A grande novidade é o atacante uruguaio Acosta, ex-Brasiliense, Náutico e Corinthians, mas que ultimamente só vive em má fase. Além dele, vieram o goleiro França, o zagueiro Dudu, os laterais Tiago Fernandes, Tiago Silva e Felipe Souza e o atacante Danilo Lins. O retorno do atacante Elias, que se identifica com o clube, também é um ponto positivo. Na minha opinião, fica entre a 5ª e a 8ª colocação no Carioca.
Volta Redonda (6º colocado em 2012) - O Voltaço também vai participar da Copa do Brasil, a partir de abril. O time do experiente treinador Alfredo Sampaio tem o argentino Frontini como destaque. Ex-Santos, Duque de Caxias e Brasiliense, ele deve servir de referência para o ataque. Além dele, chegou também o volante Fernando, ex-Flamengo, mas que está longe de ser um grande reforço. Outros rostos conhecidos são o goleiro Gatti, o lateral Jancarlos e o meia Adriano Felício. Mesmo assim, eu não aposto minhas fichas no Voltaço. Deve ficar entre a 9ª e a 12ª posição.
Macaé (7º colocado em 2012) - Eliminado pelo Paysandu do acesso à Série-B, o Macaé tenta manter a tradição de realizar boas campanhas no Campeonato Carioca. O time do técnico Toninho Andrade só fez um jogo-treino durante a pré-temporada inteira, mas acabou vencendo o Botafogo. Entre os reforços, o volante Lenon veio emprestado pelo Flamengo, e a chegada de Anderson Costa pode suprir a ausência de Zambi no ataque. Fora isso, o Macaé tem o bom zagueiro Douglas Assis e o habilidoso Norton. Pra mim, vai brigar para ficar entre a 5ª e a 8ª posição.
Friburguense (8º colocado em 2012) - Depois de ir bem na Série-D, mas perder o acesso pelo critério do gol sofrido em casa para o CRAC, o Friburguense deveria tentar se reerguer no Carioca. A equipe do técnico Gérson Andreotti, porém, fez poucos investimentos e continua acreditando nos atletas de outras temporadas, caso dos habilidosos Jorge Luiz e Rômulo e dos veteraníssimos Cadão e Sérgio Gomes. A pré-temporada em Cataguases tampouco produziu bons resultados. Pra mim, o Friburguense vai ter problemas este ano, terminando entre a 13ª e a 16ª colocação.
Nova Iguaçu (9º colocado em 2012) - O campeão da Copa Rio poderia ter se reforçado mais para o Campeonato Carioca, mas o time treinado por Leonardo Condé manteve basicamente o mesmo grupo de 2012. No entanto, a Copa Rio tem o nível técnico bem inferior ao Carioca... As apostas são o ótimo goleiro Jéferson, o atacante Flávio (que é muito irregular), além do retorno do apoiador Márcio Guerreiro e do zagueiro Naylhor. Pelo menos, a "Laranja da Baixada" vai pegar os reservas do Flu na primeira rodada. Deverá ficar entre a 9ª e a 12ª posição este ano.
Boavista (10º colocado em 2012) - Acostumado a montar bons times no Campeonato Carioca, o Boavista talvez ainda sofra a perda de seu gestor: o empresário Zé Luca, falecido ano passado. Os melhores nomes são novidades requentadas, mas que ainda funcionam no futebol do Rio: o atacante Somália, ex-Duque de Caxias e o apoiador Erick Flores, emprestado pelo Flamengo. Fora isso, a equipe do técnico Lucho Nizzo terá que acreditar que Max Pardalzinho possa salvar o Boavista de uma campanha apenas mediana. É muito pouco. Fica entre a 9ª e a 12ª colocação.
Duque de Caxias (11º colocado em 2012) - O Duque de Caxias sempre investe mais no segundo semestre do que no Campeonato Carioca. Sabe que tem chances reais de voltar à Série-B, enquanto no Carioca faz apenas figuração. A equipe do técnico Josué Teixeira trouxe um pacotão de reforços, inclusive o filho do Roberto Dinamite, Rodrigo Dinamite, que tem apenas 20 anos, mas é difícil crer que alguns deles vão conseguir dar consistência ao time. A aposta ainda recai no trombador atacante Charles Chad. Por isso, parece difícil aspirar algo melhor do que ficar entre 13º e 16º lugar, embora o Duque seja um dos protegidos da Federação.
Madureira (12º colocado em 2012) - Melhor equipe da Copa Rio, mesmo sem o título, o Madureira trocou o técnico Luiz Cláudio por Alexandre Gama e trouxe alguns reforços interessantes para auxiliar o atacante Jean - o maior craque do time. Iranildo volta à rua Conselheiro Galvão, agora com 36 anos. O zagueiro Léo, o lateral Renan e o meia Índio, ex-Vitória, são alguns dos bons nomes do pacotão de reforços. Além deles, é bom ficar de olho no atacante Derlei. O time é forte e deve ficar entre a 5ª e a 8ª colocação este ano.

Bangu (13º colocado em 2012) - Chamado de "Botafogo B", tal o número de jogadores emprestados pelo Fogão ao time de Moça Bonita, o Bangu, treinado por Cleimar Rocha, trouxe um caminhão de rostos novos, como o volante Ives (ex-Paraná), os atacantes Alexandro (que fazia sucesso na época do Resende) e Hugo (ex-Ceará), além do lateral Índio (ex-Americano) e do meia Gilmar (ex-Audax), que foi o grande destaque do time na pré-temporada. De resto, o Bangu vai com os mesmos atletas de outras temporadas, casos do zagueiro Carlos Renan e Rafael Azevedo e do volante André Barreto. E deverá ir bem, ficando entre a 5ª e a 8ª posição.
Olaria (14º colocado em 2012) - Sem muito alarde, o Olaria se preparou como pode para o Campeonato Carioca. O técnico Chiquinho de Assis sabe que seu time, mesmo com alguns reforços vindos do interior baiano, é muito limitado. As contratações foram tímidas: o goleiro Rafael Moreno, ex-Brasiliense, o atacante Leandrão, ex-Nova Iguaçu, e o meia Léo Rocha, ex-Treze. Muito pouco para permanecer na 1ª Divisão. O Olaria já começa o ano se preocupando com o rebaixamento. Deverá ficar entre a 13ª e a 16ª colocação.
Quissamã (campeão da Série-B em 2012) - Depois de brigar com a Federação do Rio que, claramente preferia o Goytacaz em seu lugar, o Quissamã já entra ressabiado na disputa do Campeonato Carioca. O alvianil ainda perdeu seu treinador Paulo Henrique e teve que se virar com Marcelo Buarque, que só consegue obter sucesso quando treina a Portuguesa da Ilha. Seu maior destaque é o atacante Aílton, meros 19 anos e que foi emprestado pelo São Paulo. No entanto, os gols da equipe devem ficar a cargo de Marcelinho, ex-Tigres, artilheiro da Segundona em 2012. Além deles, o time tem outros dois atacantes: Gustavo Correia e John Pedalada. Vai ficar difícil se manter na elite assim. Alcançará entra a 13ª e a 16ª colocação.
Audax (vice-campeão da Série-B em 2012) - De estrutura invejável, o Audax parece que veio para se manter na elite carioca. O time do técnico Maurício Barbieri fez uma pré-temporada enfrentando equipes fortes, como o Paulista de Jundiaí, o Bragantino e o Guarani e conseguiu se sair bem. Os zagueiros Fabiano Eller e Anderson Luís e o volante Andrade, que estava no Brasiliense, são uma garantia lá atrás. Na minha opinião, chega entre a 9ª e a 12ª posição.
FONTE: http://www.sidneyrezende.com

Comentários

  1. o primeiro turno va la mas o segundo sera um suplicio...hahaha....bela analisa

    ResponderExcluir
  2. o carioca é uma incognita. alguns pequenos constumam engrossar. acho que boavista e resende vão incomodar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas