O dia em que conheci Nilton Santos. Texto de Evaldo Jose, narrador da Radio globo Rio.

O dia em que conheci a lenda Nilton Santos…

… e ela era realidade!
Na porta da confortável clínica de repouso na Gávea, um afago – “aqui mora um botafoguense feliz” – e uma ameaça – “entre, mas não fale mal do Botafogo”.
Sentado numa cadeira, Nilton Santos comia bolo com a ajuda da Lili, a enfermeira, e segurava, trêmulo, uma caneca de Natal. Tudo era preto e branco – o sofá, a bandeja, as almofadas, os pôsteres nas paredes…
Em cima da geladeira, muitos chocolates, mas não todos – Nilton pede que Dona Coeli, sua mulher há mais de 40 anos, esconda das visitas os seus preferidos.
Sentada ao lado do maior lateral de todos os tempos, descobri que Nilton Santos não era uma lenda – ele era realidade. Sofrendo com mal de Alzheimer, Nilton falou pouco. Mas sorriu muito.
Ele não lembrava se havia ou não almoçado naquele dia, mas lembrou o nome do pai do Brito enquanto Dona Coeli contava suas histórias. Nilton se emocionou quando falamos de Carlito Rocha: “ele era tudo”. Mas torceu o nariz quando citamos Heleno. Nilton era como um pai para Garrincha, e a foto dos dois grudada no mural em frente à cama foi a que mais me emocionou.
Apesar da amizade com Garrincha, o companheiro de quarto de Nilton nas concentrações era Didi – “seu irmão preto”. “Por que você dividia quarto com Didi e não Garrincha, Amor?”, perguntou Dona Coeli. “Devia ser superstição”, respondeu Nilton, para a gargalhada geral.
Garrincha foi o maior ídolo do Botafogo. Mas ninguém foi e é tão fiel, tão comprometido, tão Botafogo como Nilton Santos. Talvez por isso ele tenha arrancado outras gargalhadas quando perguntou a Dona Coeli onde ele estava no pôster do Botafogo Campeão Carioca de 2010. Entristecida, ela conta também que tem dias que Nilton acorda com pressa, pedindo o uniforme do Botafogo. “Vamos, Coeli, não posso me atrasar para o treino”. Às vezes não tem argumento que o convença, e ele não sossega enquanto não veste a bermuda e a camisa do Botafogo.
Entre uma bala e um beijo carinhoso da Dona Coeli, Nilton autografou a réplica da sua camisa de bicampeão mundial, que comprei durante a Copa. E no final dessa tarde inesquecível, ele levantou da cadeira com dificuldade e disse: “velhice é uma merda”.
Deixei a clínica na Gávea com um misto de felicidade e tristeza, orgulho e lamentação. Em 17 anos de carreira, Nilton Santos conquistou 42 títulos com o Botafogo e a seleção brasileira, e nunca perdeu uma final. Nós, botafoguenses e brasileiros, também nunca vamos te perder, Nilton. Não há mal que apague o seu e os nossos sorrisos.
Obs.: Um agradecimento muito especial ao Márcio Padilha, amigo pessoal da família do Nilton, que proporcionou a mim e ao Evaldo José esse momento inesquecível. (Thayssa Bravo, em 2 de dezembro de 2010)


Comentários

  1. Poderia ser uma lenda.
    Poderia ser um idolo.
    Poderia ser um astro, um pop star do futebol.
    Mas Nilton é muito mais do que isso.
    Mais do que qualquer pele porque nunca mudou de time.
    mais do que Garrincha, pois era seu irmao mais velho e conselheiro.
    Mais do que Jair porque ganhou duas copas
    Se houvesse espaçoña camisa do Botafogo, poria duas estrelas: a solitaria, branca, linda, bordada por mãos caprichosas. E a outra seria a foto do nilton, bordada não pelas mãos de uma costureira qualquer, mas desenhada com sangue e suor, arrematada com amor e eternizada com fielidade, propria somente aos botafoguenses como nilton que não se esquecem jamais do glorioso.
    Do que vi, aprendi uma coisa que meu pai ja falava: nunca vaiei um jogador do botafogo.
    Na frase da porta de seu quarto, Nilton adverte: Não fale mal do Botafogo.
    Aprendi.
    Porque doi falar mal da pele que nos encobre, doi criticar os que mesmo limitados lutam por essa camisa, doi não mais entender que o passado de vitorias em sequencia ja passou.
    Mas me alegro por saber que Nilton, como um botafoguense feliz ainda quer aos 86 anos e doente, por as chuteiras e entrar em campo.
    Salve Nilton, gloria viva, eterna e apaixonante dese clube diferente, e por isso, melhor do que qualquer outro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas