Por Diego Belem

A minha primeira viva memoria como botafoguense. Nesse dia 19 de abril de 2010, acordamos felizes comemorando mais um titulo carioca para o curriculo da estrela solitaria. Ao abrir o Globo Esporte me deparo com um video do dia 19 de Abril de 1992 quando aquele timaco do Botafogo montado pelo Sr. Emil Pinheiro goleou o Goias por 6 a 0. Nao sei se voces sabem mas essa eh a minha primeira viva memoria do Botafogo...As pequenas coisas que lembro de 89 sao apenas do Papai gritando na janela. Essa, eh 100% minha. Me lembro de estar ouvindo uma radio, que acredito que seja a radio globo pendurado no muro da frente da ainda nao reformada casa de Marataizes. Lembro que ja escurecia e eu me encantava com a quantidade de gols que o Botafogo fazia no pobre Goias. Nao lembro exatamente o que me levou a ouvir aquele jogo. Nao lembro exatamente o que me levou a ser Botafogo. Mas lembro-me desse dia como se fosse ontem, com uma imensa magia. Assim como lembro das "enormes" ruas de Marataizes que ja nao parecem tao enormes, do esperar pelos Gols do Fantastico dominho a noite e daqueles jogadores de nome estranho como pichetti, vivinho e bujica.

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1246977-7824-EM+BOTAFOGO+GOLEIA+O+GOIAS+POR+A+PELO+CAMPEONATO+BRASILEIRO,00.html

Comentários

  1. O que nos faz ser botafogo é algo inexplicavel.Pode ser a camisa suigeneres, listras brancas e pretas na vertical; pode ser a linda estrela estampada no peito; pode ser a meia cinza que inexplicavelmente compõe o uniforme com uma beleza indescritivel.
    Mas tem a superstição, as dificuldades, as coisas que so acontecem com o Botafogo, as historis de garrincha,a perseguição da imprensa, a maldade dos juizes, a emoção de ir do inferno ao ceu como foi neste campeonato quando saimos de um 6x0 para o titulo.
    Mas o que nos faz realmente ser botafogo é a identificação com um time que é mais que um time, um clube que é mais que um clube, um bairro que é mais que um bairro.
    É ser simplesmente por ser e como ja dizia Vinicius de Moraes, é um atestado de cidadania.
    Ninguem nos favorece, ninguem nos exalta, ninguem nos ufaniza.
    Somos a essencia da humanidade com todas as suas discrepancias, mas somos, inexplicavelmente felizes com esse jeito botafogo de ser.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos meus queridos netos botafoguenses, e também ao Márcio, que soube cultivar no coração deles o amor pelo Botafogo !
    Eu também já fui Botafogo, num passado distante, e tenho muitas lembranças daquela época. O time que eu aplaudia era:
    Oswaldo,Gerson e Santos.Rubinho,Ávila e Juvenal.Paraguaio,Geninho,Pirilo,Otavio e Braguinha.Salve o Fogão, Campeão de 1948.
    Sinceramente, não me lembro porque virei tricolor, menos mal, pior se tivesse virado "urubu" ! Bjos, Vô GGT
    Vô Geraldo

    ResponderExcluir
  3. O Santos na escalação do comentario anterior, era nada menos que Nilton Santos, a Enciclopedia !
    Depois, vieram as feras Garrincha ,Didi, poxa, estes eram cracassos, não os pernas de pau que vemos hoje, ganhando salários milionários, e enganando a nós mesmos, dizendo que são craques de futebol, concorda Papai Márcio ? Abraços, Vô Geraldo
    GGT

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas