O COZINHEIRO E O ALQUIMISTA por Papai Marcio

Um bom cozinheiro sabe a arte de misturar temperos e sabores e fazer um delicioso prato. mistura os diversos tipos de alimentos gerando uma composição saudavel, nutritiva e saborosa. Vez por outra, erra na dosagem dos temperos, faz experi~encias que nem sempre dão cereto, mas, se a tempo, perceber seu erro, concerta aplicando o maior dos reguladores de paladar que existe nessa terra: a água.

Um alquimista é aquele cientista que na idade media tentava transformar chumbo em ouro, buscava o elixir da vida e a sabedoria da pedra filosofal. guardadas as proporções dos simbolismos, seria o alquimista um misturador cientifico sempre pronto a obter novas substancias, afinal, na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Nosso cozinheiro alquimista quade perdeu a mão hoje. Ao misturar marcação com ineficiencia nos passes, ao confundir contra ataque com defensivismo, quase que põe tudo a perder nesta tarde noite no maracanã.

Mas ele tem a qualidade que poucos alquimistas tem, que poucos cozinheiros apresentam: é esperto, atento e humilde.

Percebeu a tempo que a mistura do primeiro tempo o levaria a um desastre e modificou. Com a simplicidade que o caracteriza, fez o feijão com arroz que todos esperamos dele ao colocar os melhores jogadores disponiveis em suas devidas posições. Não quero com isso não reconhecer o valor da atuação do esguio Somalia pela lateral esquerda, mas a forma desse jogador é tão boa que ate no gol ele da conta do recado. nem posso desmerece o esforço de Tulio Souza lutando feito um leão em campo.

Mas a receita estava no banco e vem sendo repetida sempre que necessario e na hora certa: Caio, aquele que muda o jogo e que faz o papel de regulador do time tal qual é a agua nos temperos culinarios.

Estamos a um jogo do titulo. Nosso cozinheiro alquimista ja deve estar preparando novos ingredientes para apresentar um prato saboroso, para descobrir uma pedra prciosa.

ue não tente inventar no que não sabe e nem conhece, e que seja guiado pela astucia que o tem caracterizado e pela humildade que o tem acompanhado. Aí, poderemos saborear o prato principal dessa conquista e receber ja no domingo o premio, a joia rara, a taça de campeão.

E que sera, sem duvida, se assim ocorrer, merito maior daquele que nas suas misturas termina sempre vitorioso.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas